Saltar para o conteúdo principal

REUNIÃO COM A IP - 28/02/2023

Reunião com a IP - 28/02/2023

A Presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), Engª Ana Paula Vitorino, recebeu no dia 28 de fevereiro o Vice-Presidente das Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP), Eng.º Carlos Fernandes, numa reunião dedicada ao tema da implementação de serviços e infraestruturas de alta velocidade ferroviária.

A IP apresentou as linhas gerais do projeto da Linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa, a desenvolver no período de 2024-2030, incluindo as obras necessárias, destacando a redução dos tempos de percurso e a possibilidade de ligação com a rede ferroviária convencional. 

O potencial da ferrovia para o aumento da competitividade de Portugal na União Europeia ao nível do transporte de mercadorias, principalmente na ligação com os portos, e como alternativa ao transporte aéreo de passageiros, a descarbonização do setor dos transportes e o salto qualitativo no serviço ferroviário, entre outros, foram destacados como benefícios globais do projeto. 

A AMT e a IP acordaram em colaborar neste projeto, no âmbito das respetivas competências e face à prática regulatória da AMT de acompanhamento de projetos e emissão de parecer prévio vinculativo sobre concessões nos mercados dos serviços e infraestruturas da mobilidade e dos transportes.

Consulte aqui o link para os slides de apresentação do Projeto.

Consulte aqui o link para a sessão pública de apresentação do Projeto.