Saltar para o conteúdo principal

AMT FISCALIZA INFRAESTRUTURAS EM CONJUNTO COM O INR - INSTITUTO NACIONAL PARA A REABILITAÇÃO

AMT fiscaliza infraestruturas em conjunto com o INR - Instituto Nacional para a Reabilitação

A AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes realizou, na semana passada, três ações de supervisão e fiscalização a infraestruturas de transportes: duas em estações do Metro de Lisboa (Baixa-Chiado e São Sebastião) e uma no Terminal Rodoviário de Évora.

Nestas ações, a AMT esteve acompanhada pelo INR - Instituto Nacional para a Reabilitação, entidade pública que tem por missão assegurar o planeamento, execução e coordenação das políticas nacionais destinadas a promover os direitos das pessoas com deficiência. Estiveram ainda presentes os gestores das infraestruturas e os operadores de transporte que operam nas respetivas infraestruturas.

A ação de supervisão e fiscalização da AMT incidiu sobre componentes relacionadas com a acessibilidade e utilização de transportes por parte de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, nomeadamente: conformidade das passagens de peões, escadas, rampas, corrimãos, elevadores, canais de acesso; existência e conformidade de casas de banho adaptadas; existência de piso táctil e faixas de segurança; infoacessibilidade (i.e., divulgação de informação em formatos acessíveis a pessoas com deficiência - informação visual, sonora, em braille, colorADD, entre outros); conformidade das bilheteiras e máquinas de venda de títulos.

As ações da AMT em conjunto com o INR prosseguirão nas próximas semanas, estando já identificadas outras seis infraestruturas que serão alvo de fiscalização no curto prazo.