JOÃO CARVALHO PRESIDENTE DO GRUPO EUROPEU DE REGULADORES INDEPENDENTES PARA A FERROVIA (IRG-RAIL) PARA O ANO DE 2019

João Carvalho Presidente do Grupo Europeu de Reguladores Independentes para a Ferrovia (IRG-RAIL) para o ano de 2019

 JOÃO CARVALHO PRESIDENTE DO GRUPO EUROPEU DE REGULADORES INDEPENDENTES PARA A FERROVIA (IRG-RAIL) PARA O ANO DE 2019

 

O Presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, Dr. João Carvalho, é o novo Presidente do IRG - Rail - Grupo Europeu de Reguladores Independentes, a partir de 1 de Janeiro de 2019. A nomeação foi oficializada no decorrer da segunda reunião plenária anual do IRG-RAIL, que decorreu entre os dias 15 e 16 de novembro, em Turim

 

O Grupo Europeu de Reguladores Independentes para a Ferrovia (IRG-RAIL) realizou, entre 15 e 16 de novembro, a segunda Assembleia Plenária do ano, em Turim, a última com Presidência italiana, a cargo de Andrea Camanzi.

Conforme os estatutos que definem o Grupo Europeu de Reguladores Independentes para a Ferrovia, e um ano depois de ter sido nomeado Vice-Presidente do IRG-Rail, João Carvalho, Presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, assume agora o cargo de Presidente desta entidade para o ano de 2019. O presidente do IRG – Rail é eleito por um ano, sendo para isso condição essencial que cumpra um ano como vice-presidente.

IRG – Rail, fundado em 2011 por 15 entidades reguladoras europeias do sector ferroviário, tem como principal objetivo facilitar a criação de um mercado único ferroviário na Europa assente nos vetores da competitividade, eficiência e sustentabilidade. Este organismo permite a cooperação, partilha de conhecimento e de boas práticas entre os seus membros. O seu enfoque incide, principalmente, sobre 4 áreas de trabalho: (1) o acesso à utilização da infraestrutura, (2) o sistema de taxação de utilização da infraestrutura, (3) propostas legislativas em desenvolvimento e (4) o acompanhamento e monitorização do mercado ferroviário.

Atualmente, o IRG-Rail agrega representantes de 31 países. A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes aderiu à organização em 2016.

 

19 de novembro 2018