IRG-RAIL PROMOVE REUNIÃO CONJUNTA COM O PARLAMENTO EUROPEU

IRG-RAIL promove reunião conjunta com o Parlamento Europeu

Esta foi a primeira reunião entre o Grupo Europeu de Reguladores Independentes para a Ferrovia e o Parlamento Europeu,  e teve como objetivo principal dar a conhecer este organismo junto dos membros do Parlamento e da Comissão Europeia. Em debate estiveram ainda temas como o 4.º Pacote Ferroviário e a criação de um Espaço Ferroviário Europeu Único.

O Parlamento Europeu e o IRG-Rail - Grupo Europeu de Reguladores Independentes para a Ferrovia promoveram uma reunião conjunta no passado dia 5 de março, em Bruxelas, onde estiveram presentes os representantes da indústria da ferrovia, membros do IRG-RAIL, membros do Parlamento Europeu e membros da Comissão Europeia.

A reunião foi presidida pela Dr.ª. Cláudia Monteiro de Aguiar, membro do Parlamento Europeu, tendo o presidente do IRG-RAIL, Dr. João Carvalho, apresentado o IRG-Rail, o trabalho que tem sido desenvolvido, destacando os principais desafios que o setor enfrenta nos próximos anos.  Adicionalmente, foi também discutido o 4.º Pacote Ferroviário e a criação de um Espaço Ferroviário Europeu Único, ficando esta intervenção a cargo do membro do Parlamento Europeu, Dr. Wim Van de Camp.
Seguiu-se um debate entre os participantes, onde o Dr. Maurizio Castelletti, Diretor Geral para a Mobilidade e Transportes da Comissão Europeia, reforçou os principais desafios do setor ferroviário.

O IRG-Rail pretende continuar a promover estas reuniões na próxima legislatura do Parlamento Europeu.


6 de março de 2019