CICLO DE DEBATES DO PROGRAMA NACIONAL DE REFORMAS | REABILITAÇÃO URBANA E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Ciclo de Debates do Programa Nacional de Reformas | Reabilitação Urbana e Mobilidade Sustentável

A AMT esteve representada no Ciclo de Debates do Programa Nacional de Reformas | Reabilitação Urbana e Mobilidade Sustentável, que teve lugar no passado dia 13 de março em Sintra, organizado pelo Ministério do Planeamento e Infraestruturas, Câmara Municipal de Sintra e Ministério do Ambiente, contando com a presença de S. Exas. os Ministros do Planeamento e Infraestruturas e do Ambiente, de S. Exa. o Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, bem como de diversos Stakeholders do Ecossistema da Mobilidade e dos Transportes.

Na sessão dedicada à Mobilidade Sustentável, o Presidente do Conselho de Administração desta Autoridade, Dr. João Carvalho, levou a esse fórum considerações sobre as politicas de mobilidade sustentável na perspetiva da atividade regulatória, focando, entre outras matérias, os desafios e oportunidades das novas autoridades locais de transportes decorrentes da sua capacitação técnica e institucional, planeamento e ordenamento do território e do sistema de transportes, melhor conhecimento do território e operadores e avaliação dos custos e proveitos do sistema, da implementação de procedimentos e concursos para a contratualização de serviço públicos até 2019, implementação de formas de articulação eficientes entre autoridades locais e diversificação das fontes de financiamento.

A participação em fóruns de discussão nacionais e internacionais e o intercâmbio de experiências e soluções em matéria regulatória são consideradas pela AMT como essenciais para o desenvolvimento da sua atividade, não só como forma de adotar as melhores práticas a nível nacional e internacional, mas também para afirmar a sua própria identidade através da participação dos seus colaboradores e da disseminação e partilha do conhecimento.